O Bairro da Boavista, localizado na freguesia de Benfica, foi construído na década de 1940, para o realojamento de famílias provenientes de habitações precárias, na sequência de projetos de renovação urbana. O Bairro foi alvo de sucessivas fases de realojamento, estimando-se a população atual em cerca de 5.000 habitantes. Pela verificação da sua situação deficitária aos níveis: económico, social, ambiental e urbanístico, foi classificado como Bairro de Intervenção Prioritária de Lisboa, integrante da Carta dos BIP/ZIP, aprovada em 2011, pela Assembleia Municipal, incluído no Plano Diretor Municipal de Lisboa.
Inserida no QREN – Programa Operacional de Lisboa, foi protocolada em 2010 a candidatura “Eco-Bairro Boavista Ambiente+ Um Modelo Integrado de Inovação sustentável”, um vasto programa de intervenção iniciado em 2012, a operacionalizar pela Câmara Municipal de Lisboa.
O Programa de Ação teve 7 frentes ativas na sua ordem de trabalhos:
1) Reabilitação dos edifícios de habitação;
2) Construção de novos equipamentos no bairro como Eco-centro e Eco-hortas;
3) Instalações de energia renovável solar térmica, fotovoltaica e eólica;
4) “Net-Verde”, rede sem-fios de acesso gratuito à Internet no Bairro;
5) “PediBus”, circuito pedonal no bairro;
6) Projeto para “Zona de Alvenaria”, solução urbanística e arquitetónica;
7) Ações de divulgação, por exemplo, através da criação do site Eco-Bairro e das redes sociais, atividades desportivas e recreativas, e sensibilização e monitorização Energética-Ambiental.
A Lisboa E-Nova, participa em ações dedicadas à reconversão e qualificação do espaço público, implementação de medidas de melhoria do desempenho energético do edificado e remodelação de alguns equipamentos do bairro.
A parceria com a Agência visa também o apoio técnico às ações de gestão e monitorização do plano de intervenções, bem como a participação em ações de sensibilização ambiental, nomeadamente a dinamização do Projecto Coopetir. “Coopetir” é o termo resultante da combinação entre as palavras “cooperar” e “competir”.
Este inovador projeto de Sensibilização Ambiental teve como objetivo incentivar os moradores do Bairro a adotar comportamentos mais sustentáveis ao nível doméstico através de um desafio proposto a 100 famílias do Bairro da Boavista para cooperarem entre si, de maneira a promover a poupança de eletricidade, gás e água. Pretendeu-se que os “coopetidores” encontrassem formas de reduzir desperdícios em suas casas e aplicassem medidas de poupança que se refletissem nas suas faturas.
O fator-chave desta iniciativa centrou-se na dinâmica de um pequeno grupo de 7 jovens – “Monitores do Bairro”, residentes no Bairro da Boavista, que, após terem recebido a formação apropriada através da Lisboa E-Nova, apoiaram diretamente as famílias participantes, na expectativa de que estas partilhassem as práticas adquiridas, com as restantes famílias do bairro.
Os Monitores, selecionados em articulação com a Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista, registaram mensalmente as contagens de energia e água e transmitiram informações aos participantes relativas à sua progressão mensal, acompanhada de recomendações e algumas ofertas de estímulo à eficiência (p. ex., lâmpada de baixo consumo, válvula de economia de água, termómetro para frigorífico…).
Para apoiar nesta tarefa foi distribuída uma publicação, a “Eco-Caderneta” a todas as residências do Bairro contendo “pistas” para poupança de água e energia.
Este projeto foi distinguido na edição de 2014 do Green Project Awards com uma menção honrosa na categoria de Consumo Sustentável.
Informação
PROGRAMA
Projecto Coopetir no Bairro da Boavista
Projeto com Financiamento: