Dia: 27 de abril 2016
A Subestação Gago Coutinho é uma instalação do tipo urbano da zona de Lisboa. Recebe a tensão de 60kV do injetor Moscavide e transforma a tensão nos 10kV distribuídos por vários postos de transformação da cidade. Para compreender melhor todo o processo, a Lisboa E-Nova com o apoio da EDP Distribuição, providenciaram a oportunidade de visitar esta Subestação.
A Subestação Gago Coutinho é uma instalação do tipo urbano da zona de Lisboa. Recebe a tensão de 60kV do injetor Moscavide e transforma a tensão nos 10kV distribuídos por vários postos de transformação da cidade. Para compreender melhor todo o processo, a Lisboa E-Nova com o apoio da EDP Distribuição, providencia a oportunidade de visitar esta Subestação.Na sua configuração máxima, a Subestação de Gago Coutinho poderá ser constituída por dois transformadores 60/10 kV de 40 MVA e disponibilizar trinta e duas saídas de linha MT em cabo subterrâneo. O investimento total para a construção da subestação de Gago Coutinho foi cerca de 2 200 000€.
Esta instalação é certificada ambientalmente, cumprindo todos os exigentes requisitos de certificação nesta matéria, dispondo, nomeadamente, de bacias de retenção de óleo dos TP´s, saneamento, material absorvente para colmatar os efeitos de possíveis derrames de óleo, mantas absorventes para protecção das baterias CC, sinalética ambiental, extintores de incêndio, equipamento de ar condicionado compatível com a legislação em vigor, etc.É uma subestação de topologia interior, todos os equipamentos estão dentro do edifício divididos em 2 pisos, onde:
Piso 0
- Transformador 60/10kV de 40MVA;
- Quadro metálico de 10kV (QMMT) com 21 celas equipadas com sistema de proteção de tecnologia numérica (designado SPCC).
Piso 1
- Sala de comando com equipamentos de comando e controlo de toda a subestação (SPCC);
- Sistema de alimentação com retificador 110Vcc utilizados na alimentação de todos os equipamentos e baterias para socorro em caso de falha;
- Equipamentos de telecomunicações, para transmissão da informação para o centro de condução da rede;
- Sistema de injeção de sinal para iluminação pública e tarifas (TCC);
Programa da visita:
16h30 – Subestação Gago Coutinho
18h00 – Fim da visita
Público-Alvo:
Profissionais do sector público e privado, académicos e estudantes universitários das áreas de engenharia.
Número de Participantes: 30
A visita foi gratuita para os participantes, mas as inscrições obrigatórias através do site da Lisboa E-Nova.
Organização
Organização