Descrição do universo da energia, recorrendo à descrição de situações do dia-a-dia, apostando na interiorização de conceitos e comportamentos através de 25 Eco-Gestos que aparecem associados a curiosidades e desafios para serem praticados em contexto familiar.
Este guia teve o apoio da Adene.
“A água da torneira é um bem de todos e é inestimável. Dos mais valiosos do mundo. Em Lisboa, a nossa água da rede tem uma conformidade superior a 99%, o que significa que é uma água de excelente qualidade. Mas Lisboa precisa também dos teus gestos para que não seja desperdiçada nem uma única gota do precioso líquido que é a água. O planeta agradece e o futuro será mais promissor!”
Lisboa acolhe uma grande biodiversidade nos seus variados ambientes. A classe das aves é sem dúvida uma das mais representadas, de entre a diversidade faunística que aqui ocorre. Por toda a cidade encontram boas condições de alimentação, locais de nidificação e refúgio.
Na cidade, as árvores melhoram a qualidade do ar, produzindo oxigénio através da fotossíntese, evitam a erosão segurando a terra e evitando que a chuva a arraste, amenizam o clima, são uma fonte de alimento e refúgio para muitos animais e embelezam as ruas, avenidas e jardins.
Para quem não tem acesso a uma horta na cidade, os pátios e varandas representam uma alternativa com grande potencial. Desde o cultivo de plantas aromáticas e condimentares, hortícolas de folha, vagens, frutos e bagas, e até mesmo pequenas árvores de fruto, várias são as hipóteses de culturas…
Atualmente, a poluição sonora é um dos principais problemas ambientais e de saúde pública, que muito preocupa as sociedades modernas, exigindo uma urgente intervenção global para minimizar os seus efeitos.
A poluição atmosférica nas cidades provoca diversos efeitos negativos, por vezes irreversíveis, para a saúde pública e qualidade de vida dos seus habitantes. O grau de exposição e de perigosidade depende do nível de poluição, da área afetada e dos poluentes envolvidos…