Projetos em desenvolvimento
BICI – Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure
Lisboa é uma das 10 entre 275 cidades concorrentes, de todo o mundo, distinguidas pelo Programa BICI, Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure, promovido pela Bloomberg Philanthropies e pela Global Designing Cities Initiative.O projeto BICI de Lisboa visa aumentar, melhorar e tornar mais inclusiva a rede ciclável da cidade, e desenvolvê-la de forma participada.
Let’s Go Circular – Preparar o caminho para uma transição circular das cidades
Este projeto pretende debater ações concretas e relevantes que contribuam territorialmente para os processos de transição para sistemas económicos mais circulares em cidades. Reconhecendo a importância da Circularidade para uma transição sustentável, justa, verde e produtiva, Let’s Go Circular terá como foco a elaboração de Planos de Ação Integrados de Economia Circular para as 10 cidades que integram a rede URBACT LET’S GO CIRCULAR!.
EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas
O desenvolvimento e a gestão sustentável das zonas de vida são fundamentais para a qualidade de vida dos habitantes do Mediterrâneo. Contudo, como se tem verificado nos últimos anos, as nossas Green Living Areas (espaços de vida) estão a tornar-se cada vez mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas, que são cada vez mais graves e frequentes.
INFRABLUE – BLUE INFRASTRUCTURE
O INFRABLUE é um projeto co-financiado pelo programa Creative Europe da Comissão Europeia que pretende identificar e analisar uma infraestrutura azul existente em cada uma das cidades parceiras – Turim, Lisboa e Belgrado – e valorizar o seu potencial enquanto dispositivos naturais, sociais e culturais, passiveis de originar, também, grandes oportunidades de regeneração urbana.
UP2030 – Urban Planning and design ready for 2030
O UP2030 visa apoiar as cidades na transição energética e climática, através de estudos, acções e iniciativas partilhados entre comunidades, stakeholders e administrações locais. A participação ativa e inclusiva das comunidades é considerada fundamental em todo o ciclo de atividades, nomeadamente de forma a garantir que as suas reais necessidades são devidamente consideradas e refletidas na visão criada para a cidade.
Estudo sobre Pobreza Energética
Estima-se que mais de 34 milhões de pessoas em toda a União Europeia vivam em diferentes níveis de pobreza energética. Portugal é, segundo as estatísticas europeias, um dos piores países europeus nesta matéria.
Segundo estimativas avançadas pela Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2021-2050, entre 1,2 e 2,3 milhões de portugueses vivem em situação de pobreza energética moderada e entre 660 e 740 mil pessoas encontram-se numa situação de pobreza energética extrema.
RURBANlink – Ligações Circulares entre áreas urbanas e rurais
As cidades dependem da oferta alimentar, energética, de matérias-primas e de serviços de ecossistemas, na sua maioria, fora dos seus perímetros. Os espaços rústicos, por seu turno, dependem do acesso a serviços avançados e de interesse geral providenciados pelas cidades, e da conectividade aos mercados urbanos locais e globais que estas oferecem.
HUB CRIATIVO DO BEATO (HCB) LIVING LAB
O Hub Criativo do Beato (HCB) Living Lab é um projeto que potencia o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços para mitigar o impacto das alterações climáticas, promovendo também a sustentabilidade do ecossistema empresarial que está a crescer na zona oriental de Lisboa.
HUB – IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas
O HUB-IN é um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia que tem como objetivo a transformação urbana e a regeneração de áreas urbanas históricas.
AI4PUBLICPOLICY
O Projeto AI4PublicPolicy pretende revelar o potencial da IA – inteligência artificial – na automatização, transparência e desenvolvimento de políticas públicas, centradas no cidadão, que permitam melhores decisões a nível financeiro, nomeadamente no que se refere ao uso de recursos públicos na renovação de edifícios e na utilização de energia.
B-WATERSMART – ACCELERATING WATER SMARTNESS IN COASTAL EUROPE
O projeto B-WaterSmart pretende acelerar a transformação de zonas costeiras da Europa no sentido de potenciar economias inteligentes no uso de água, reduzindo a utilização de água potável através da recuperação e reutilização de recursos e aumento de eficiência de utilização.
Projetos finalizados
CEMOWAS2
CEMOWAS2: Gestão circular ecossistémica dos serviços de resíduos orgânicos e águas residuais, é liderado pela ValOrizon (Syndicat de valorisation et traitement des déchets ménagers du Lot-et-Garonne)
inteGRIDy
O projeto inteGRIDy – Integrated Smart GRID Cross-Functional Solutions for Optimized Synergetic Energy Distribution, Utilization & Storage Technologies – teve início em janeiro de 2017 e terá uma duração de 4 anos.
Escola + Eficiente
A Lisboa E-Nova promoveu o Projeto “ESCOLA+ Eficiente – Eficiência Energética da Escola à comunidade”, financiado pela ERSE no âmbito do PPEC 2017-2018 e com o apoio dos Municípios de Lisboa, Amadora e Sintra.
Biodiversidade Lisboa 2020
Em 2002, os países signatários da Convenção da Diversidade Biológica comprometeram-se a atingir, até 2010, uma redução significativa da taxa de perda de biodiversidade.
Sharing Cities
O Projeto Farol Sharing Cities, apoiado pelo Programa Horizonte 2020 SCC1 2015 – Solutions integrating energy, transport, ICT sectors through lighthouse (large scale demonstration – first of the kind) projects, teve o seu início em janeiro de 2016, e terá uma duração de 5 anos.
C – TECH – CLIMATE DRIVEN TECHNOLOGIES FOR LOW CARBON CITIES
O projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico C-TECH, liderado pela NOS e desenvolvido no âmbito do MIT Portugal, tem como objetivo desenvolver e validar à escala piloto uma plataforma digital de smart cities para modelação e planeamento urbano.
PARK4SUMP
A gestão do estacionamento é, sem dúvida, uma parte importante do planeamento da mobilidade urbana sustentável (SUMP) para qualquer cidade. Está demonstrado que uma correta gestão do estacionamento nas cidades gera diversas mais valias, entre as quais se destaca por exemplo a influência na libertação do espaço público.
alfa-AMA SSD
O multifacetado bairro histórico de Alfama enfrenta atualmente vários desafios: o envelhecimento da população local em contraste com um crescente afluxo de jovens profissionais.
Locations
O LOCATIONS é financiado maioritariamente pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do INTERREG-Mediterranean.
Escola+ Promoção de Eficiência Energética Entre Escolas do 1º Ciclo de EB
A Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, em parceria com a empresa ISA Energy, e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, desenvolveu durante o ano letivo 2014-2015 o Projeto ESCOLA+ Promoção de Eficiência Energética entre Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.
ME2
O projecto me2 – Integrated smart city mobility and energy platform – pretende promover a eficiência energética através da gestão integrada da mobilidade eléctrica e da energia consumida a nível de edifícios.
Rehabilite
O Projeto REHABILITE – Plataforma Transnacional de Apoio em Financiamento de Reabilitação Energética, é coordenado pela Agência Estremeña de Energia – AGENEX e tem como objetivo alterar as políticas de apoio à reabilitação energética.
Eficiência Energética nos Semáforos de Lisboa
O Município de Lisboa foi pioneiro a nível Nacional na contratualização do primeiro contrato de gestão de eficiência energética a nível nacional, nos termos do Decreto-Lei n.º 29/2011, de 28 de fevereiro.
POLIS – Solar Potentials via Local Strategies
O projecto POLIS, desenvolvido no âmbito do Programa Energia Inteligente Europa e co-financiado pela Comissão Europeia, teve como objectivo promover a dimensão do planeamento urbano solar através do estudo do potencial de integração/adopção de tecnologias solares na Europa,.
BESOS – Building Energy Decision Support Systems For Smart Cities
O Projeto I&D BESOS (Building Energy decision Support systems fOr Smart cities) teve o seu arranque no início de outubro, em Barcelona, sob coordenação do Grupo espanhol ETRA I+D.
ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations
O projecto ProSTO – Melhores práticas na adopção de obrigações de utilização de sistemas solares térmicos decorreu entre 2008 e 2010, sob a égide do Programa Energia Inteligente Europa.
SAVE ENERGY – Living Labs in Buildings
Aprovado no âmbito do Programa Competitividade e Inovação, o projecto SAVE ENERGY teve como objectivo motivar os utilizadores de edifícios de serviços a adoptar comportamentos energeticamente mais eficientes.
DEMOCRITOS – Mobility Credits
A utilização de transportes ocorre de forma ineficiente porque os viajantes, nas suas decisões, não sentem directamente os custos que causam a outros.
Horta na Escola, Legumes no Prato
O Projeto “Horta na escola. Legumes no prato…”, uma experiência piloto de educação para a sustentabilidade, visou incentivar a criação e/ou requalificação de hortas escolares e a sua dinamização.
Reabilitação Sustentável para Lisboa
O projecto Reabilitação Sustentável para Lisboa decorreu entre 2009 e 2010 e teve como objecto promover o alargamento da prática de reabilitação sustentável do ponto de vista de desempenho energético do meio edificado.
Urban Sol Plus – Solar Thermal in Major Renovations and Protected Urban Areas
O projecto Urban Sol Plus é desenvolvido no âmbito do Programa Energia Inteligente Europa e tem como objectivo promover a adopção de sistemas solares térmicos em edifícios multi-residenciais existentes e edifícios classificados como património histórico.
SUMOBIS – Sustainable Mobility Services
A congestão dos centros urbanos dentro do espaço SUDOE (sudoeste europeu) surge como uma problemática de grande dimensão nos objectivos actuais do desenvolvimento urbano sustentável.
FIREBALL – Adopting Living Labs towards Smart Cities
O projecto Fireball, teve como objectivo promover a criação de smart cities, dinamizando a troca de experiências entre várias cidades Europeias.
STARBUS- Promoting Sustainable Energetic Pathways for Buses’ Fleet
Este projecto, resultado de uma candidatura ao Programa Europeu Intelligent Energy Europe, liderada pela ADEME, French Agency for Environment and Energy Management, pretendeu estabelecer um caminho comum que promova vias alternativas para os autocarros na Europa.
REQUEST – Promoting Low Carbon Refurbishment
A ADENE, em parceria com a Lisboa E-Nova promoveu o projecto REQUEST!
ECO – BAIRRO BOAVISTA AMBIENTE + COOPETIR
O Bairro da Boavista, localizado na freguesia de Benfica, foi construído na década de 1940, para o realojamento de famílias provenientes de habitações precárias, na sequência de projetos de renovação urbana.
Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa
No âmbito da Estratégia Energético-Ambiental para a cidade, desenvolvida pela Lisboa E‑Nova e aprovada em sessão da Câmara Municipal de Lisboa em dezembro de 2008, foram estabelecidas metas para o setor da energia, água e resíduos.
Bike To Work / Um dia a Pedalar
Em Lisboa o sector da mobilidade representa grande percentagem das emissões de gases com efeito de estufa.
Neste sentido a Lisboa E-Nova promoveu ao longo de vários anos a iniciativa Bike To Work / Um dia a Pedalar, Porque Não, para a promoção de uma mobilidade mais suave.
APOLLON – Advanced Pilots of Living Labs Operating in Networks
Aprovado no âmbito do Programa Competitividade e Inovação, da União Europeia, projecto APOLLON – Advanced Pilots of Living Labs Operating in Networks e a experiência de eficiência energética, na qual a cidade de LIsboa está integrada.
Veículos Mais Amigos do Ambiente
O projecto de intervenção Veículos Mais Amigos do Ambiente teve como objectivo promover a adopção de veículos mais eficientes do ponto de vista energético,.
SUSHI – SUStainable HIstoric city districts
O projeto SUSHI parte de uma abordagem holística para enfrentar desafios comuns já identificados em bairros históricos de seis cidades em cinco países: Lisboa (PT), Valeta (MT), Savona (IT), Ptuj (SI), Nicosia (CY), e Sassari (TI).
Lisboa Capital Verde 2020
O European Green Capital Award é uma distinção que reconhece o esforço e comprometimento das cidades no desenvolvimento de políticas de proteção do ambiente e desenvolvimento sustentável.
Mochila Verde
Este Projeto Pedagógico de cariz ambiental, promovido no âmbito da PMEDS pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Lisboa E-Nova, é uma experiência-piloto com a duração de quatro anos, dirigida a alunos que iniciem o 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de Escolas Públicas do Concelho de Lisboa.