RURBANLINK: O 6º encontro da Fase 2 do projeto realizou-se no Município de Penela

O Município de Penela recebeu, nos dias 12 e 13 de abril, o 6º Encontro da Fase 2 do projeto “RURBANLINK: Ligações Circulares entre Áreas Urbanas e Rurais”, uma iniciativa que visa a promoção da economia circular nas relações urbano-rurais, através de abordagens e projetos que visem a sustentabilidade, a eficiência e a equidade dos sistemas, nomeadamente no setor agroalimentar.

Além do Município de Penela, estiveram igualmente presentes representantes dos vários municípios que constituem este consórcio, nomeadamente o Fundão (entidade líder do projeto), Guimarães, Bragança, Reguengos de Monsaraz, Lisboa, Ribeira Grande e Câmara de Lobos, para além de outros atores de desenvolvimento urbano.

Além da participação em sessões de trabalho, que tiveram como objetivo preparar e afinar a construção dos Planos Locais de Ação Integrada (PLAI) de cada um dos municípios da rede, com especial enfoque na estratégia e comunicação do referido plano. Os participantes do Encontro tiveram ainda a oportunidade de visitar vários projetos do concelho de Penela que promovem práticas sustentáveis no desenvolvimento das suas atividades.

Alguns dos casos de sucesso locais dados a conhecer durante os dois dias do Encontro foram a EcoX, que desenvolve e comercializa detergentes ecológicos, a APIN, que está a implementar um projeto de compostagem doméstica e comunitária, o “PEN ECO”, uma iniciativa que promove a recolha seletiva de resíduos ao domicílio, a About Food, um projeto de valorização do lagostim, a Frijobel, uma empresa de processamento e ultracongelação de pescado que está a apostar em iniciativas mais sustentáveis e de circularidade, e, por fim, a Encosta da Criveira, um pequeno produtor de vinhos Terras de Sicó que está a apostar na certificação de empresa agrícola sustentável.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Penela, Luis Balão, esteve presente na sessão de abertura do encontro e deu as boas-vindas ao participantes.

O grande objetivo da rede RURBANLINK é promover um sistema alimentar urbano/rural que minore o fluxo de produtos desde a produção até ao processamento, distribuição e consumo e a consequente gestão de resíduos e processos associados.

O “RURBANLINK” surge no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares” (InC2), do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, através da Direção-Geral do Território e cofinanciado pelo Fundo Ambiental.

Loading