Biodiversidade no Vale da Ameixoeira

No dia 20 de Março, assinalando a chegada da Primavera, a GEBALIS, juntamente com a Direção Municipal da Estrutura Verde Ambiente e Energia, nomeadamente através da DSEA – Divisão de Sensibilização e Educação Ambiental e DPGMEV – Divisão de Planeamento Gestão e Manutenção da Estrutura Verde, desenvolveu uma ação de plantação de árvores e arbustos no Parque do Vale da Ameixoeira.

De modo a envolver a população foi lançado o desafio ao grupo comunitário da Ameixoeira, tendo-se associado à iniciativa a Junta de Freguesia de Santa Clara, Associação de Moradores das Galinheira e Ameixoeira, Escola Maria da Luz Deus Ramos, Escola das Galinheiras, Centro de Desenvolvimento Comunitário da Ameixoeira – SCML, e a PM – Policia de Proximidade.

Devido às condições climatéricas, o programa inicialmente previsto teve de ser alterado, começando com uma conversa com os mais novos, em que se chamou a atenção sobre a necessidade de se cuidar das nossas florestas, a poupança de água e o cuidado necessário ter com o planeta, para a preservação deste.

Como o tempo estava um pouco instável, mas havia uma tarefa a cumprir, as organizações presentes juntaram-se para proceder à plantação de mais de cento e trinta árvores e arbustos, entre Ulmeiros, Carvalhos, Medronheiros, Azevinhos, Azinheiras, Sobreiros, Sálvias, Pinheiros, Loureiros entre outras espécies.

O Bairro da Ameixoeira está muito próximo do Parque do Vale da Ameixoeira, um parque novo, incluído no circuito dos corredores verdes da cidade, em que plantou alguns exemplares de espécies autóctones (árvores originárias do próprio território) para ajudar a manter a biodiversidade da zona.

O espaço onde foram plantadas estas espécies, foi vedada e será alvo de avaliação e acompanhamento, para medição de resultados, no âmbito do restabelecimento da biodiversidade para a zona.

Ameixoeira1  Ameixoeira2

Loading