O Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA), oficialmente designado Conselho Português para Saúde Ambiente – Associação (CPORSA), fundado em 19 de outubro de 2022, é uma associação sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica própria, que reúne ordens profissionais, sociedades, instituições académicas, associações, outras organizações relacionadas com a saúde e personalidades a título individual.
A criação do CPSA surge da necessidade de criar uma estratégia global do sistema de saúde que promova práticas ambientalmente sustentáveis e responda aos problemas de saúde relacionados com o ambiente.
A Associação tem como objetivos intervir nas questões das alterações climáticas, da degradação ambiental e do seu impacto na saúde, da diminuição da pegada ecológica do setor da saúde e do sistema de saúde se capacitar para a mudança epidemiológica e para os eventos inesperados decorrentes das alterações climáticas.
Atualmente, o CPSA integra já 52 organizações ligadas à saúde.
O CPSA, representado pelo Dr. Luís Campos, apresentou uma proposta para adesão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) à Associação, como membro fundador.
A SCML partilha os interesses e preocupações do CPSA, tendo por isso aprovado a proposta de adesão como membro fundador em setembro de 2022.