BESOS – Building Energy Decision Support Systems For Smart Cities

O Projeto I&D BESOS (Building Energy decision Support systems for Smart cities) teve o seu arranque no início de outubro, em Barcelona, sob coordenação do Grupo espanhol ETRA I+D.
Este projeto esteve incluído no Sétimo Programa-Quadro da União Europeia, na área de Otimização de Sistemas Energéticos em Cidades Inteligentes (ICT-2013.6.4), cujo principal objetivo era a redução gradual da pegada de carbono da UE, através do desenvolvimento e implementação de novas tecnologias, promovendo uma economia Europeia energeticamente mais eficiente e sustentável, nomeadamente através da utilização de tecnologia avançada.
O Projeto BESOS integrou um consórcio internacional que incluiu 10 entidades de 4 países – Alemanha, Grécia, Portugal e Espanha.
O objetivo estratégico do BESOS era potenciar bairros e zonas existentes com um sistema de apoio à decisão para fornecer uma gestão coordenada das infraestruturas públicas e, ao mesmo tempo proporcionar ao cidadão informação para promover a sustentabilidade e eficiência energética.

O projeto BESOS previu o desenvolvimento de um sistema de suporte à decisão, que permitiu uma gestão coordenada das infraestruturas públicas em cidades inteligentes, promovendo a eficiência energética e as alterações comportamentais. Este sistema foi testado em edifícios de serviços de diferentes zonas das cidades de Lisboa e Barcelona, permitindo demonstrar de que modo a tecnologia ajudou na redução do consumo energético, sem comprometer a qualidade dos serviços a prestar aos cidadãos.
O projeto teve como alvo principal os proprietários e/ou gestores locais de energia – e os seus operadores (eg ESEs e comercializador de energia).

As tecnologias desenvolvidas ao longo dos 3 anos consistiram em sistemas de informação e fluxo de dados de eficiência energética, com base em sistemas de telecontagem e plataformas de comunicação. Para tal, o consórcio contou com a participação de entidades como a PT Inovação, a Universidade alemã de Duisburg/Essen e da Hypertech.

As cidades de Lisboa e Barcelona desempenharam um papel fundamental no projeto, uma vez que foram as cidades escolhidas para a demonstração das tecnologias, devido ao seu compromisso de sustentabilidade, eficiência e respeito pelo ambiente, patente no Pacto dos Autarcas.

Com o projeto BESOS, a Lisboa E-Nova  e a cidade de Lisboa, continuarão na linha da frente no desenvolvimento de projetos que privilegiem informação ao consumidor de energia e as novas tecnologias, à semelhança do que tem ocorrido nos últimos anos com o projeto Contadores Inteligentes para Decisões Eficientes, APOLLON ou SAVE ENERGY, esperando-se poupanças energéticas superiores a 10% nas estruturas envolvidas.

Loading