Lisboa foi nomeada Capital Verde Europeia 2020 pela Comissão Europeia. Este prémio é um reconhecimento do trabalho realizado pela cidade para um futuro mais sustentável e do envolvimento dos seus cidadãos na sustentabilidade ambiental, social e económica. É também um extraordinário incentivo para que essa tendência seja reforçada.
Lisboa foi a primeira capital Europeia a assinar, em 2016, o Novo Pacto dos Autarcas para as alterações climáticas e energia, depois de ter reduzido as suas emissões em 42% (2002-2016), 23% do seu consumo de energia e 17% do seu consumo de água potável entre 2007 e 2013.
Para 2020 estão em curso uma série de projetos, como a transformação da Praça de Espanha (hoje um importante corredor de circulação automóvel) numa zona verde, o aumento da eficiência energética dos edifícios e uma estratégia integrada relativamente à economia da água.
Para reforçar o trabalho em rede já desenvolvido entre os atores e parceiros franceses e portugueses na perspetiva do ano de 2020, o Institut Français du Portugal associa-se à Câmara Municipal de Lisboa e à Lisboa E-Nova para propor o ciclo de conferências “Cidades Sustentáveis: o futuro agora?”.
Os quatro eventos temáticos terão como intervenientes oradores de diferentes origens (representantes da administração central, autarquias, organismos públicos, empresas, investigadores e sociedade civil), que serão convidados a trocar e partilhar soluções, com o objetivo de potenciar sinergias e futuras parcerias técnicas e económicas.
Planeamento Urbano e Construção Sustentável
29 de outubro
Participe!
Mobilidade e Transição Energética
16 de setembro
Participe!
Biodiversidade Urbana e Serviços de Ecossistema
4 de julho
Participe!
Os desafios do ciclo urbano da água
4 de junho
Participe!