Em março passado foram designados pela Câmara Municipal de Lisboa, para os cargos de Presidente e Administrador da Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente, o Professor Miguel de Castro Neto e o Eng. Carlos Contente de Sousa, respetivamente.
Miguel de Castro Neto é Professor Associado e Subdiretor da NOVA Information Management e Carlos Contente de Sousa foi Diretor da Agência de Energia de Almada.
Á data, e na sequência da Assembleia Geral da Agência realizada no dia 20 de maio, realizada nos Paços do Concelho de Lisboa, com a eleição dos restantes membros do Conselho de Administração, está formalmente constituído o Conselho de Administração da Lisboa E-Nova para o triénio 2022-2025.
Nesta mesma Assembleia Geral, presidida nos termos dos Estatutos da Associação, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, passam a estar igualmente constituídos os restantes órgãos sociais – Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal – para o referido período.
Constituição dos Órgãos Sociais da Lisboa E-Nova para o Triénio 2022-2025:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente¹: Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas;
1º Secretário: ADENE, Agência para a Energia, Luís Silva;
2º Secretário: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Irene Nunes Barata.
Conselho de Administração²
Presidente do Conselho de Administração: Miguel de Castro Neto;
Administrador Nomeado: Carlos Contente de Sousa;
1º Vogal –EDP: Energias de Portugal S.A., António Leal Sanches;
2º Vogal – EPAL: Empresa Portuguesa das Águas Livres S.A., Claúdia André;
3º Vogal: Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Freitas.
Conselho Fiscal
Presidente: ROC, António Zózimo;
1º Vogal: Lisboa Ocidental SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana, EM, S.A., Gonçalo Nuno Santos Costa;
2º Vogal: Metropolitano de Lisboa, E.P.E, Pedro Pereira.
¹ Nos termos do número 3 do artigo 11.º dos Estatutos, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa é, por inerência, presidente da Mesa da Assembleia-Geral.
² Nos termos do número 1 e 2 do artigo 16.º dos Estatutos, o Presidente e o Administrador Nomeado são designados pela Câmara Municipal de Lisboa e os restantes três membros são eleitos em Assembleia-Geral.