O Gestor Remoto é um projeto orientado para a redução da fatura de água da Câmara Municipal de Lisboa, que pode ser alargada a qualquer outra autarquia ou entidade.
A Lisboa E-Nova iniciou em 2015 e tem por objetivo o aumento do uso eficiente de água em contratos de abastecimento da Câmara Municipal de Lisboa.
A metodologia teve como ponto de partida o tratamento dos consumos mensais de água de todos os contadores da CML desde 2006, tendo sido construída uma base de dados com capacidades de representação gráfica e caracterização dos consumos. Este importante volume de informação permitiu identificar um grande potencial de poupança através da aplicação da metodologia Gestor Remoto.
Em resultado, iniciou-se um trabalho conjunto da Lisboa E-Nova com a CML, com vista à redução através do aumento da eficiência do consumo de água, formando-se um grupo de trabalho para análise dos maiores consumidores da CML.
Para esta análise foi adotada uma metodologia desenvolvida pela Lisboa E-Nova, a qual tem por base uma análise histórica dos consumos, que permite avaliar a evolução dos mesmos, identificar situações de consumo anormal de água e elaborar relatórios de diagnóstico. Suportado por uma visita técnica, o relatório de diagnóstico inclui a proposta de medidas de eficiência que, uma vez aprovadas, têm uma implementação acompanhada. Estas medidas são, preferencialmente, medidas de grande retorno com baixo custo de implementação (quick wins), nomeadamente a deteção e reparação de fugas, controlo automático de níveis de lagos, evolução de rega manual para controladores de rega automática, etc.
Informação
INÍCIO
2015