Num estudo recente da PwC, 75% dos inquiridos consideram que os espaços de trabalho com condições agradáveis, aliados a um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal, são por vezes mais importantes que a remuneração. Uma análise da Continental Automated Buildings Association mostra que medidas direcionadas para melhorar o ambiente de trabalho contribuem para reduzir doenças e absentismo em até 20%, existindo estudos que sugerem que este valor pode mesmo alcançar os 60%.
Destas tecnologias faz parte o Software-as-a-Service Comfy que otimiza a experiência do colaborador, melhora a utilização dos espaços e impulsiona a eficiência nos escritórios. A plataforma oferece uma variedade de recursos e integra-se nos sistemas de edifícios e de serviços de terceiros. Permite ainda a ligação direta dos colaboradores ao ambiente de trabalho, facilitando a localização de colegas ou a reserva de mesas e salas, para um escritório cada vez mais funcional.
Faz também parte o Enlighted, uma plataforma IoT constituída por sensores multifuncionais e por uma rede escalável para recolha de dados em tempo real. Os sensores inteligentes instalados em luminárias recolhem dados 65 vezes por segundo para medir a ocupação de salas e pisos inteiros, o movimento, a luz ambiente e a temperatura, ajustando os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, em tempo real. A plataforma é ainda capaz de localizar pessoas e bens dentro de um edifício. Os dados são transmitidos com segurança para a nuvem, para análise e visualização. Isto permite que o sistema otimize o consumo de energia e os espaços, criando melhores ambientes de trabalho, centrados em quem os utiliza.
Estas plataformas complementam outras tecnologias do portefólio da Siemens: o Desigo CC, uma plataforma aberta de gestão de edifícios; o Desigo Room Automation, uma gama de sistemas de automação de edifícios, projetada para integrar sistemas de AVAC1, iluminação e sombreamento; produtos e sistemas de segurança; e serviços de consultoria e de desempenho. O que resulta numa oferta abrangente para escritórios inteligentes, de edifícios novos ou existentes, criando ambientes adaptáveis, que interagem inteligentemente com os utilizadores e aprendem com eles.