Workshop “O desafio europeu para a neutralidade climática 2030: o papel das cidades”

Fotos – Cortesia Departamento e Marca e Comunicação da Câmara Municipal de Lisboa
O Dia da Europa foi assinalado na Câmara Municipal de Lisboa com um Workshop sobre estratégias e prioridades para acelerar a neutralidade climática em Lisboa.
Decorreu ontem, nos Paços do Concelho de Lisboa, para assinalar o dia da Europa, o Workshop “O desafio europeu para a neutralidade climática 2030: o papel das cidades” que teve como objetivo apresentar as estratégias e prioridades para acelerar a neutralidade climática em Lisboa e discutir o desenvolvimento do Contrato Climático de Lisboa no âmbito da Missão Cidades inteligentes e climaticamente neutras até 2030.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara, Eng. Carlos Moedas, do Presidente do Concelho de Administração da Lisboa E-Nova, Professor Miguel de Castro Neto, do Professor Paulo Ferrão, membro do Conselho da UE para a Missão “Climate neutral and Smart Cities” e ainda da Eng. Catarina Freitas, Diretora Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia.
Em seguida foram apresentados os casos das cidades espanholas de Madrid e Valladolid que, estando mais adiantadas no processo e tendo já apresentado à Comissão Europeia os seus contratos climáticos, deram a conhecer a sua experiência no desenvolvimento deste desafiante documento. Em Espanha são 7 as cidades que fazem parte do restrito lote das 100 cidades que pretendem atingir a neutralidade carbónica até ao ano de 2030. Em Portugal, para além de Lisboa, foram selecionadas as cidades do Porto e Guimarães.
Á Lisboa E-Nova coube a apresentação da Evolução de emissões de GEE e o compromisso de Lisboa com a neutralidade climática, parte fundamental na prossecução dos objetivos de monitorização do impacte das políticas definidas pela cidade.
Lembre-se que, no âmbito desta Missão da Comissão Europeia destinada a fomentar a neutralidade carbónica 2030, as cidades escolhidas, vão ter acesso a oportunidades de financiamento através do programa Horizonte Europa e de outras fontes.

Loading