A C40 Cities , rede global que reúne as grandes cidades mundiais para combater a crise climática, selecionou o HUB-IN Colina do Castelo – Lisboa para uma parceria no âmbito do Programa Bairros Verdes e Prósperos Article Detail .
Este programa, cuja finalidade é tornar as zonas urbanas mais sustentáveis, equitativas e habitáveis, assenta no modelo da cidade de 15 minutos e noutras abordagens complementares, centradas nas pessoas, no comércio e serviços de proximidade, que permitam um modo de vida urbano mais saudável. Trata-se de conceber espaços públicos onde as pessoas se sintam seguras e gostem de passar o tempo, com menos tráfego e mais áreas revitalizadas, onde se garantem mais comodidades, serviços e oportunidades de emprego.
Em Lisboa, em plena Zona Histórica, está a nascer o HUB-IN Colina do Castelo, no âmbito do projeto HUB-IN. Amplamente alinhado com os objetivos deste programa, procura melhorar as condições de vida e o conforto das comunidades locais através de uma abordagem que integra a inovação, a tradição e a sustentabilidade ambiental.
O projeto HUB-IN (Hubs of Innovation and Entrepreneurship for The Tranformation of Historic Urban Areas) integra 8 cidades europeias que procuram a transformação urbana, pretendendo trazer uma nova vida a zonas históricas urbanas através da criação de iniciativas, algumas permanentes, e de estruturas de governação que persistam para além da vigência do projeto.
Para a Colina do Castelo foi já desenhado um Road Map que visa reduzir a desertificação desta zona, impulsionar a inovação e o empreendedorismo na área, ligando as partes interessadas e as redes com foco no património, na inovação e na sustentabilidade, ligando as iniciativas existentes e testando novos modelos de partilha e de negócios circulares, mantendo a sua autenticidade e identidade, protegendo e potenciando o seu património material e imaterial.
Ainda no âmbito da colaboração com o C40, a Lisboa E-Nova, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, aderiu à competição Students Reinventing Cities que desafia estudantes e universidades de todo o mundo a partilharem a sua visão para um futuro urbano mais sustentável e inclusivo, apresentando propostas para transformar áreas urbanas em bairros verdes e sustentáveis. De 90 candidaturas recebidas para trabalharem em zonas de 12 cidades diferentes, 23 equipas multidisciplinares apresentaram o seu interesse em apresentar projetos para a Colina do Castelo.