Estão disponíveis para consulta as conclusões do inquérito sobre períodos de fidelização – população residencial, realizado pela ANACOM, com o objetivo de aferir a disponibilidade dos consumidores para pagarem (e quanto) pela eliminação e redução do prazo de fidelização de 24 meses.
Os dados foram recolhidos através de entrevista a subscritores de pacotes de serviços de comunicações eletrónicas entre 22 e 26 de outubro de 2016.
Os principais resultados do inquérito são os seguintes:
Cerca de 84% dos contratos de serviços em pacote estão associados a um período de fidelização de 2 anos.
Cerca de 3 em cada 4 dos inquiridos não estão dispostos a pagar mais para reduzir o seu período de fidelização e dois terços não estão dispostos a pagar mais para subscreverem uma oferta sem período de fidelização.
Os valores que os consumidores estão dispostos a pagar para reduzirem ou eliminarem o período de fidelização do seu contrato varia consoante a forma como o correspondente aumento de preço é implementado. Em média, os consumidores estão dispostos a pagar: (i) mais 5 euros por mês e até mais 37 euros de ativação/instalação por um contrato com fidelização de 12 meses; (ii) mais 7 ou 8 euros por mês e até mais 38 euros de ativação/instalação no caso de um contrato com 6 meses de fidelização; (iii) mais 9 ou 10 euros por mês e até mais 44 euros ativação/instalação por um contrato sem fidelização.