Nos dias 31 de março e 18 de abril, realizou-se a Rua Escolar Ativa, iniciativa concebida pela Lisboa E-Nova e promovida pela Junta de Freguesia do Lumiar, em parceria com o Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
Esta iniciativa teve como objetivo a apropriação do espaço público, por parte das pessoas/alunos, através do fecho de vias habitualmente destinadas ao tráfego rodoviário para a realização de diversas atividades escolares ao ar livre. Dramatizações, alunos trajados com vestuário de época, leituras temáticas, jogos tradicionais, iniciação à bicicleta, corridas de triciclos, pinturas e decorações, experiências científicas, medição de tensão arterial, mostras gastronómicas, são apenas algumas das atividades que ocorreram para esse dia.
O encerramento da rua escolar ao trânsito apresenta-se, assim, como uma oportunidade para dinamizar e sensibilizar as comunidades escolares e envolventes sobre os benefícios do desenvolvimento sustentável, nomeadamente dos modos ativos/suaves de mobilidade através de uma “nova” utilização do espaço público
No âmbito desta iniciativa foram ativadas duas linhas de um comboio de bicicletas protótipo, para encorajar as deslocações casa-escola-casa em bicicleta, procurando tornar este programa numa iniciativa permanente, a decorrer semanalmente.
A Rua Escolar Ativa mobilizou toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra: os cerca de 1.800 alunos com idades entre os 3 e os 18 anos, as famílias, o pessoal docente e não-docente dos quatro estabelecimentos de ensino, as associações de pais, os residentes da área envolvente, os parceiros institucionais e ainda diversas associações locais.
A iniciativa foi um sucesso, conforme se apurou junto da Direção da Escola, dos alunos e de todos os intervenientes. Foi possível transformar a rua num “novo” espaço urbano, que deu prioridade a formas de deslocação ativa, como andar a pé, de bicicleta e de bicicleta, em detrimento do carro, mais inclusivo, aberto à comunidade e a servir de plataforma de atividades temáticas programadas para promover o ensino em geral.
Por ser facilmente replicável, a Lisboa E-Nova desafia outros Agrupamentos e Juntas de Freguesia a organizar uma Rua Escolar Ativa, testando os enormes benefícios em tornar as envolventes da escola, em espaços públicos vividos, mais saudáveis, com melhor qualidade do ar, menos ruído, mais seguro e inclusivo.