Conheça Bolzano, a cidade italiana que é um exemplo na gestão de tráfego e pioneira na utilização da tecnologia Siemens de 1 Watt – Sitraffic One – que usa a última geração de LEDs em semáforos, tendo cortado em cerca de 90% o consumo energético.
Para além da eficiência energética, com benefícios óbvios para o ambiente e para o erário municipal, a tecnologia LED oferece ainda inúmeras vantagens em termos de segurança: têm menor probabilidade de falha e eliminam fenómenos óticos, tais como o encandeamento, ao mesmo tempo que se auto-monitorizam ou seja, sinalizam automaticamente a ausência de emissão de luz.
Lisboa tem vindo a migrar progressivamente para a tecnologia LED e o sistema semafórico tem vindo a contribuir para uma redução muito substancial da fatura energética.
Com a instalação da tecnologia de 1 Watt Sitraffic One Lisboa passaria a consumir ~0,117’ kWh/ano, ou seja cerca de 15 k EUR/ ano, uma poupança de 69% face aos custos energéticos atuais e cerca de 98% face ao cenário antes da utilização de LEDs.
Outra das vantagens desta tecnologia LED de nova geração reside na deteção de falhas não ser realizada por ausência de consumo, que por natureza é já muito reduzido, passando a monitorização a recorrer a tecnologia de deteção de presença de luz – o aspeto efetivamente relevante em termos de sinalização.