O Projeto Mochila Verde, uma iniciativa promovida pela Lisboa E-Nova e pela CML, dirigido a professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, de Escolas Públicas do Concelho de Lisboa, terminou este ano!
A Sessão de Encerramento e agradecimento aos professores que participaram no projeto Mochila Verde, decorreu a 26 de junho no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença dos vereadores Catarina Albergaria e José Sá Fernandes, com os pelouros da Educação e Estrutura Verde, respetivamente, bem como do Presidente da Lisboa E-Nova, Ângelo Mesquita, e da Administradora Maria Santos.
A sessão teve início com uma apresentação de Maria Santos que fez uma retrospectiva das atividades desenvolvidas ao longo destes 4 anos. Catarina Albergaria alertou para a importância do projeto para a formação cívica dos alunos, uma vez que esta disciplina foi retirada dos currículos escolares. Também José Sá Fernandes frisou que esta iniciativa “é para continuar”, pois Lisboa tem neste momento mais a oferecer e que o projeto pode ser alargado a mais escolas no futuro.
A Mochila Verde, ou “eco-mochila”, indutor pedagógico de cariz ambiental, foi entregue aos alunos envolvidos no Projeto, e acolheu anualmente material didático diversificado, adequado aos seus níveis etários e escolares. Participaram cerca de 425 alunos de 10 escolas dos Agrupamentos Gil Vicente, Restelo e Santa Maria dos Olivais, bem como do CED Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia de Lisboa).
Foi desenvolvido um programa de atividades, com destaque para as saídas de campo e sessões em sala de aula. Por outro lado, o livro “O Ambiente nas Nossas Mãos: 20 Ideias, muitos gestos…”, editado para este Projeto, em formato papel e digital, afigurou-se como uma das suas “ferramentas” matriciais. Trata-se de um material de divulgação e formação, que suscita os jovens destinatários a descobrirem, nomeadamente, o meio que os rodeia e a internalizarem os valores da sustentabilidade.
Os professores receberam um kit com materiais de apoio, que visou complementar a implementação do Programa de Projeto elaborado pelos docentes. Foram ainda editadas fichas pedagógicas sobre diversos temas.
Os Professores envolvidos no Projeto receberam um Certificado de Participação, bem como uma oferta simbólica.