-
- As inscrições arrancam a 15 de fevereiro e terminam a 16 de março
- Os vencedores ganham um estágio remunerado de um ano na empresa e uma viagem à Madeira para conhecer um projeto de armazenamento de energia com tecnologia Siemens
- A universidade da equipa vencedora vai receber soluções Siemens para reforçar a sua oferta letiva
A nova competição universitária da Siemens chama-se Accelerate Challenge. Este desafio convida os estudantes a refletir sobre a transição energética digital em curso, e visa dar-lhes a conhecer algumas das soluções tecnológicas da Siemens que apoiam este processo e que ajudam a descarbonizar a economia. Além da vertente de sustentabilidade, este concurso pretende ainda melhor preparar os estudantes para o mercado de trabalho.
As inscrições das equipas, que devem integrar dois estudantes e um professor-coordenador, arrancam a 15 de fevereiro e terminam a 16 de março. O concurso destina-se a jovens que estejam neste momento inscritos num estabelecimento de ensino superior em território nacional e que frequentem um curso com cadeiras de projeto de instalações elétricas.
Em concreto, o desafio passa pela criação do projeto de uma infraestrutura de energia elétrica, utilizando todas as capacidades da aplicação SIMARIS1 – que permite o cálculo e o dimensionamento das redes elétricas -, bem como de outras ferramentas de dimensionamento da Siemens que serão disponibilizadas para esse efeito.
Os vencedores do concurso têm direito a um estágio profissional remunerado de 12 meses numa das áreas de negócio da Siemens Portugal e a uma viagem à Madeira para conhecer a solução de armazenamento de energia que a Siemens e a Fluenceali instalaram a pedido da Empresa de Electricidade da Madeira. Além disso, o estabelecimento de ensino da equipa vencedora vai receber soluções Siemens para reforçar a sua oferta letiva.
“Iniciativas como o Accelerate Challenge contribuem para que os alunos entrem em contacto com conceitos e tecnologias que serão muito úteis no decorrer do seu percurso académico e, mais tarde, na sua vida profissional, neste caso numa área crucial como é a da transição energética digital. Para além disso, os estabelecimentos de ensino envolvidos terão a oportunidade de melhorar e diversificar a oferta formativa, uma vez que poderão equipar os seus espaços letivos com tecnologias de última geração”, afirma Fernando Silva, presidente executivo da Siemens Portugal e responsável pela unidade de negócio Smart Infrastructure da Siemens. “Esta competição também permite à Siemens conhecer novos talentos, os quais poderão vir a integrar as nossas equipas, que estão em constante crescimento”.
O Accelerate Challenge começa em março com a fase de execução em que as equipas em competição recebem o enunciado do desafio, tendo cerca de dois meses para elaborar o seu projeto. Após a entrega e análise dos projetos, os finalistas serão conhecidos em maio e realiza-se a final na sede da empresa em Alfragide.
As equipas, que representarão o estabelecimento de ensino superior em que se encontram inscritas, poderão contar com um terceiro elemento, desde que seja um aluno de um curso diferente dos outros dois. Não podem participar estudantes que sejam ou tenham sido colaboradores da Siemens.
Mais informações disponíveis em: siemens.pt/acceleratechallenge