Utilização de água reciclada na rega de espaços verdes em áreas urbanas

Dia: 10 de Maio 2016

Horário: 17h45 às 19h30 (a sessão teve início com um lanche de boas vindas)

Oradores: Paulo Diegues (Direção Geral de Saúde) e António Frazão (EPAL/LVT)

Moderador: Ângelo Mesquita (Lisboa E-Nova)

Resumo da intervenção de Paulo Diegues:
Foram abordados os Perigos e Riscos associados aos principais agentes patogénicos presentes nas águas residuais tratadas, nomeadamente bactérias, vírus e protozoários (helmintes), tendo em conta as pessoas expostas e os trabalhadores, face às diferentes utilizações e usos potenciais. Apresentar-se-á de uma forma sucinta um esquema de avaliação do risco, referindo os diferentes passos a dar, para a implementação dos Planos de segurança da água aplicados a águas residuais tratadas, tendo por base os princípios aplicados no HACCP ( identificação dos perigos e definição dos pontos críticos de controlo), serão também referidos alguns riscos associados à composição físico química dos efluentes, como a presença dos desreguladores endócrinos e seus efeitos na saúde e ocorrência de bactérias multirresistentes e por fim apresentam-se algumas tabelas com os valores guia de referência a nível nacional e internacional.

Resumo da intervenção de António Frazão:
Na apresentação fez-se uma ponderação sobre as motivações para a reutilização de águas residuais urbanas tratadas (ARUT), uma descrição da experiência já vivida na área das empresas que atualmente compõem as Águas de Lisboa e Vale do Tejo (AdLVT),com gestão delegada pela EPAL, em termos de reutilização interna e externa. Incluir-se-á também uma análise sobre a legislação portuguesa, e de outros países, em particular no que refere à “Utilização de água reciclada na rega de espaços verdes em áreas urbanas”, a importância da monitorização e a necessidade de maior conhecimento na respetiva aplicação e por último uma reflexão sobre aspetos económicos e financeiros sobre a utilização de ARUT.

 

A sessão foi gratuita, mas a inscrição obrigatória, sujeita a validação.

Participantes com Mobilidade Reduzida
No CIUL existem elevadores de acesso ao auditório. A sala conta com espaço para cadeiras de rodas.

Informação

Paulo Diegues : ver CV
António Frazão : ver CV

Pode consultar a apresentação de Paulo Diegues na Página da Biblioteca.
Aceda aqui.

Pode consultar a apresentação de António Frazão na Página da Biblioteca.
Aceda aqui.

Local: CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa – Picoas Plaza – Rua do Viriato, 13, Núcleo 6-E 1º

Como chegar ao CIUL?  O CIUL fica situado no Centro Comercial Picoas Plaza (rua das instalações do Jornal Público). Dentro do Centro Comercial há uma praça interior ao ar livre, onde se situa a zona de restauração. O CIUL fica no 1º andar.

Autocarro – Carris: 727, 736, 738, 744, 783

Metro: Linha amarela – Estação Picoas

Loading