Realizou-se nos dias 18 e 19 de Abril, em Lisboa, o Workshop ThinkBike, iniciativa da Dutch Cycling Embassy , promovido pela Lisboa E-Nova e pela Embaixada do Reino dos Países Baixos, com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar e da Câmara Municipal de Lisboa.
Os Workshops da ThinkBike Dutch Cycling Embassy, organismo que se dedica à promoção da mobilidade sustentável de bicicleta, têm como objectivo, trabalhar com os técnicos das cidades que visitam, de forma intensa, interactiva e prática, estratégias e metodologias para tornar as cidades mais amigas da bicicleta.
A manhã do dia 18, antes do início da sessão plenária, começou com um passeio de bicicleta informal por Lisboa, dando aos especialistas em mobilidade urbana, Chris Bruntlett da Embaixada de Ciclismo da Holanda, Moniek Jansen da Mobyon e Pieter Litjens da CROW, a possibilidade de captar a realidade da rede viária e da infraestrutura ciclável da cidade.
Ainda de manhã, mas já no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, onde decorreram as sessões em sala, os especialistas da Dutch Cycling Embassy apresentaram estratégias, exemplos de boas práticas e técnicas de acalmia de tráfego, de criação de comunidades ativas e implementação de percursos escolares estruturados e seguros para as crianças. Da parte da tarde, o grupo de participantes foi dividido em equipas para a visita de bicicleta à envolvente escolar de três escolas, para que trabalhassem posteriormente no sentido de desenvolver soluções para os desafios de mobilidade ciclável apresentados.
Na manhã do dia seguinte, o grupo de especialistas e elementos da organização e parceiros tiveram a oportunidade de acompanhar o comboio de bicicletas protótipo da Rua Escolar Ativa, acompanhados pelo responsável da área da mobilidade da Lisboa E-Nova, pela Embaixadora dos Países Baixos e por um Conselheiro dessa missão diplomática.
A Rua Escolar Ativa, iniciativa da responsabilidade da Junta de Freguesia do Lumiar, em pareceria com a Lisboa E-Nova e o Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra e a Câmara Municipal de Lisboa, possibilitou a apropriação do espaço público por parte da comunidade escolar e residentes, através do fecho de vias habitualmente destinadas ao tráfego rodoviário permitindo a realização de um conjunto de atividades.
No dia 19, ao final da tarde, foi exibido publicamente o filme Together We Cycle que analisa os fatores que levaram ao renascimento da cultura do ciclismo nos Países Baixos, contrariamente ao que se verificou em muitas outras cidades europeias e que hoje afirmam a bicicleta como uma escolha óbvia para a maioria dos cidadãos.
O ThinkBike workshop, contou com uma audiência de aproximadamente 50 técnicos municipais da Câmara Municipal de Lisboa e mais nove municípios, técnicos de vários organismos, investigadores e membros de associações.