5º Encontro da Rede RURBANlink Fase 2, com a presença da Direção Geral do Território

A rede RURBANlink reuniu nos dias 7, 8 e 9 de março, em Câmara de Lobos, Madeira, para o 5º Encontro da Rede da Fase 2, este que contou com a presença da Direção Geral do Território.

No decorrer das várias sessões de trabalho, os parceiros do projeto tiveram a oportunidade de analisar o atual estado da arte de cada um dos Planos Locais de Ação Integrada e partilhar entre si exemplos de melhoria.

Das visitas, destacam-se as que permitiram dar a conhecer aos parceiros os diversos exemplos de caráter ambiental que o concelho oferece, projetos privados e públicos.

No 1º dia, durante a tarde, foram realizadas algumas visitas de trabalho, nomeadamente à sede da Associação Insular de Geografia, onde foi feito um breve enquadramento da Área Protegida do Cabo Girão, seguida de uma visita à Fajã do Cabo Girão, onde foi possível conhecer o trabalho desenvolvido pela Associação dos Agricultores das Fajãs do Cabo Girão. No final do 1º dia, os parceiros da rede tiveram oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Associação de Amigos das Artes – Teatro Metaphora, conhecida pela reciclagem de objectos, com uma forte mensagem para a quantidade de lixo que é produzido e para a consciencialização ambiental.

À semelhança do 1º dia de trabalho, durante o 2º e 3º dia de encontro, realizaram-se algumas visitas técnicas, concretamente a uma fábrica de gelados artesanais, a FRIIC, que utiliza produtos regionais; à CAL – Cooperativa de Produção e Consumo Liberdade, onde foi apresentado o processo de produção vinho biológico; ao BioHotel Quinta da Serra, que tem na sua génese um projeto biológico; ao Centro de Desenvolvimento e Inovação Sociocultural e Agroflorestal (CDISA); e à Exploração de Agrícola Biológica, onde foi possível conhecer o processo de produção biológica da conhecida banana da Madeira. Por último, foram apresentados dois negócios locais, nomeadamente a Sou licor, que produz licores tradicionais madeirenses e a Vimes – Manuel Gonçalves, que se dedica à produção de artesanato.

O próximo encontro terá lugar no concelho de Penela, nos próximos dias 12 e 13 de abril.

Loading