A rede RURBANlink esteve reunida em Milão, no âmbito da sua visita europeia, nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Os vários parceiros da rede, acompanhados pela Direcção Geral do Território – DGT, foram recebidos pelo Município de Milão e pelo Secretariado Técnico do Pacto de Milão para a Política Alimentar Urbana (Milan Urban Food Policy Pact) durante dois dias, com o objetivo de conhecer as boas práticas implementadas no âmbito do Pacto de Milão, que agrega mais de 100 cidades em todo o mundo e se propõe a desenvolver sistemas alimentares baseados nos princípios da sustentabilidade e justiça civil.
O programa de dois dias foi bastante enriquecedor, uma vez que, além das apresentações técnicas feitas pela comitiva de Milão, os parceiros da rede RURBANlink também tiveram oportunidade de fazer várias visitas, nomeadamente ao mercado abastecedor de Milão – SogeMi – Foody e a dois Hubs de Zero Desperdício, o Hub del Centro e o Hub Gallaratese, cujas atividades são coordenadas em colaboração com a Associazione IBVA e Terre des Hommes Italia. Por último, foi realizada uma visita à empresa de gestão de resíduos de Milão, a Amsa, com enfoque na recolha e gestão de resíduos alimentares.
Em junho, cada uma das oito cidades portuguesas da rede RURBANlink apresentará o seu Plano Local de Ação Integrada para a economia circular, com especial enfoque na setor agroalimentar, pelo que a visita a Milão foi uma mais valia e uma enorme fonte de inspiração para a implementação de políticas sustentáveis de desenvolvimento urbano em território português.