Projeto LOCATIONS e os Planos de Transporte de Baixo Carbono de sete cidades Europeias

projeto europeu LOCATIONS, prossegue com as atividades planeadas. A última foi um seminário em Málaga que teve como objetivo capacitar as equipas das 7 cidades portuárias envolvidas no projeto de ferramentas consideradas essenciais para a elaboração dos Planos de Transporte de Baixo Carbono (PTBC). Estiveram presentes neste workshop, além das 7 cidades envolvidas no projeto, a equipa do parceiro-líder do grupo de trabalho atual, CIRCE, e do parceiro-líder do projeto, AREA Science Park.
O seminário foi dividido em cinco sessões de meio dia, sendo as primeiras quatro dedicadas à capacitação das equipas e a última à apresentação dos resultados do próprio seminário. Os temas das primeiras quatros sessões foram: Avaliação Inicial, Processo Participativo, Desenvolvimento do Modelo Operacional e Monitorização, Avaliação e Fundos.

Cada uma das sessões de capacitação foi dividida em duas partes. A primeira foi de transmissão de conhecimentos, através de palestras dadas por peritos com experiência e expertise no assunto, enquanto que a segunda foi de aplicação desses mesmos conhecimentos, através de trabalhos práticos (hands-on-work). Esta última permitiu que as equipas avançassem imediatamente com trabalho concreto que mais tarde servirá de base para os Planos a serem desenvolvidos. A Lisboa E-Nova contribuiu para o seminário não só através do desenvolvimento de trabalho de preparação do PTBC de Lisboa, mas também sendo uma das entidades formadoras, tendo preparado e apresentado a palestra e o trabalho prático relativos ao Processo Participativo.
O resultado do seminário, para além dos conhecimentos adquiridos, foi a redação de sete documentos, um por cidade, que são já o início daquilo que será o Plano de Transporte de Baixo Carbono. Na próxima reunião do projeto, no final de maio, em Ravenna, será apresentado o progresso dos parceiros nos Planos respetivos, nomeadamente naquilo que diz respeito ao Processo Participativo.

A equipa da Lisboa E-Nova tomou a iniciativa de colocar três questões ao responsável deste seminário, Miguel Marco Fondevila da CIRCE:
Qual foi o principal objetivo da Reunião de Málaga?
O principal objetivo da reunião foi estabelecer uma base de entendimento e de conhecimento técnico, comum aos diferentes parceiros do projeto, que servirá de suporte para o trabalho futuro a ser desenvolvido por cada parceiro, individualmente, no seu país e porto de origem.
Foi alcançado?
De facto, foi. Apesar de os parceiros do projeto e das respetivas cidades/portos serem significativamente diferentes uns dos outros, as apresentações dos peritos aliadas ao trabalho prático permitiram atingir resultados excelentes em termos de focagem do trabalho a ser feito, das prioridades, dos passos a seguir e dos indicadores necessários. Tudo isto de uma forma homogénea e sistemática.
O que deverão os parceiros ter em conta para o próximo passo?
A próxima fase do projeto requere uma ligeira alteração na abordagem ao mesmo, por parte dos parceiros, na medida em que será necessário conjugar duas visões simultaneamente. Por um lado, os parceiros devem focar-se nas necessidades, características e oportunidades das suas cidades/portos no que toca a fluxos de passageiros de cruzeiro. No entanto, devem também analisar o progresso do projeto de um modo global, de forma a atingir resultados compatíveis que serão replicáveis para outras cidades dentro e fora do projeto.

Seminário de Málaga: Palestras (à esquerda) e hands-on-work (à direita)IMG 20170406 170019 b  IMG 20170406 162903 b


Projeto LOCATIONS – Low-carbon Transport in Cruise Destination Cities visa apoiar cidades portuárias que recebem navios de cruzeiro, na elaboração de Planos de Mobilidade e Transporte de Baixo Carbono, com medidas dedicadas à mitigação do impacto do turismo de cruzeiros, contribuindo para descongestionar o trânsito da cidade e para reduzir a poluição local e as emissões de CO2.
Projeto LOCATIONS é financiado maioritariamente pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Programa INTERREG-Mediterranean. O consórcio é constituído por mais de 20 organizações e instituições de Portugal, Espanha, Itália, Croácia e Albânia e envolve sete cidades: Lisboa, Málaga, Ravena, Trieste, Rijeka, Zadar e Durres.

Loading