EIT Climate Kic Hub Portugal Day

Climate Kic

Decorreu no dia 7 de dezembro o EIT Climate Kic Hub Portugal Day. Neste evento, organizado pelo Climate Kic Portugal, foram apresentadas as atividades que decorreram no último ano e o que está previsto para 2018. O Climate Kic é uma parceria público privada para a inovação, focada nas alterações climáticas e da qual fazem parte empresas, academia e o setor público e cuja visão e missão é reunir, inspirar e capacitar uma comunidade dinâmica para construir uma economia carbono zero e uma sociedade resiliente ao clima permitindo à Europa conduzir a transformação global para a sustentabilidade.
Depois de uma sessão sobre inovação climática com Mike Cherret, Coordenador do programa RIS do EIT Climate Kic, foram apresentadas atividades como a Journey, o Hack the Planet, o Climate Launchpad e o Climathon, programas em que os participantes são desafiados a apresentarem ideias, planos de negócios e pitchs que promovam a inovação climática e onde participam em bootcamps, workshops, sessões de mentoring, coaching e brainstormings que lhes possibilita desenvolverem as suas ideias e perspetivar o futuro das cidades e dos países com o horizonte da neutralidade carbónica. No âmbito da construção de sinergias e da importância de impactar a economia por via de novos negócios, Júlia seixas, coordenadora em Portugal, sublinhou que o Climate Kic tem abertura para novos projetos que saiam fora dos programas já existentes, já que o objetivo principal é gerar um ecossistema europeu capaz de trabalhar em conjunto e em que as palavras chave são “network”, “cofinanciamento” e “cooperação”.

Neste evento foi também apresentado o Alfa-AMA, um projeto financiado no âmbito do programa Bairros Sustentáveis do Climate Kic (SSD districts), e em que participa a Lisboa E-nova. O objetivo foi o de desenvolver uma agenda que potencia a implementação de soluções sustentáveis inteligentes e integradas (espaços públicos resilientes, mobilidade limpa e edifícios amigos do clima através da integração de dados, necessidades locais dos utilizadores e ideias para capacitar a economia local), onde a adaptação e resiliência às alterações climáticas e outros problemas ambientais são vistos como oportunidades. O Programa Bairros Sustentáveis trabalha em colaboração com cidades ambiciosas em toda a Europa como um catalisador para inovações transformativas urbanas sustentáveis.

Loading