O sector da água nas zonas costeiras enfrenta diversos desafios como a escassez e o aumento de procura devido ao crescimento económico e populacional. Isto pode levar à exploração excessiva dos recursos, à deterioração da qualidade e a desequilíbrios regionais na disponibilidade dos recursos hídricos.
Para enfrentar estes desafios, o projeto B-WaterSmart pretende acelerar a transformação de zonas costeiras da Europa no sentido de potenciar economias inteligentes no uso de água, reduzindo a utilização de água potável através da recuperação e reutilização de recursos e aumento de eficiência de utilização.
No projeto serão aplicadas abordagens de inovação sistémica de grande escala para selecionar, ligar e demonstrar soluções customizadas de tecnologia, de gestão e de IoT para múltiplos utilizadores e setores finais, bem como para criar novos modelos de negócio baseados em economia circular.
O projeto, que conta com 36 parceiros e com seis cidades e regiões na qualidade de laboratórios vivos, incluindo Lisboa, é coordenado pelo IWW (Alemanha).
A Lisboa E-Nova participa no B-WaterSmart como linked third party da CML, contando o consórcio nacional adicionalmente com a Adene, Lnec, Águas do Tejo e Atlântico, baseform e ICS-UL.
Informação
PROGRAMA
H2020
INÍCIO
setembro 2020
DURAÇÃO
48 meses
ORÇAMENTO TOTAL
14.975.184 €
Parceiros Nacionais