Como melhorar o desempenho energético da habitação dos consumidores – A DECO presta este apoio através do seu Gabinete de Aconselhamento de Energia

No âmbito das atividades do projeto STEP, a DECO criou um Gabinete de Aconselhamento de Energia. Neste gabinete os consumidores podem receber aconselhamento individual e apoio na gestão do seu consumo de energia, como melhorar o desempenho energético da sua habitação, e como se candidatar a mecanismos de apoio para melhorar a eficiência energética em casa. Até ao momento mais de 100 consumidores receberam aconselhamento individual da DECO e muitos solicitaram apoio para se candidatarem ao Programa Edifícios Mais Sustentáveis.

 

Nos últimos anos, Portugal tem vindo a implementar mecanismos de apoio para melhoria do desempenho energético das habitações, como o “Programa de Edifícios Mais Sustentáveis”, que teve início em setembro de 2020, com um investimento inicial de 4,5 milhões de euros, que veio a ser reforçado com 5 milhões de euros, atendendo ao interesse que gerou entre os consumidores.
Após a primeira fase de sucesso deste programa, que decorreu até dezembro de 2020, a segunda edição teve início em junho de 2021 e abrange vários tipos de medidas de eficiência, desde o isolamento de janelas e paredes até sistemas de aquecimento mais eficientes. Esta nova fase prevê um orçamento de 30 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência português e estará aberta para candidaturas até novembro de 2021, caso a verba disponível não se esgote até aquela data.

No âmbito das atividades do projeto STEP financiado pela UE, a DECO tem apoiado e aconselhado consumidores relativamente ao procedimento de candidatura a este programa. Os candidatos podem receber até 85% do financiamento das medidas que implementarem nas suas casas.

Tanto a existência de mecanismos de apoio como o aconselhamento ao consumidor são fundamentais; o programa exige que as candidaturas sejam submetidas online, portanto, a literacia digital e alguns conhecimentos técnicos são necessários. No entanto, nem todos os consumidores têm acesso à Internet ou possuem os conhecimentos digitais e técnicos para submeter a candidatura. Como tal, as organizações de consumidores têm um papel fundamental a desempenhar no apoio a estes processos de candidatura.

O sucesso do projeto até agora demonstra que o STEP conseguiu capacitar organizações de consumidores, e muitos outros técnicos no aconselhamento de energia, para apoiar e guiar os consumidores para uma casa mais eficiente.

Loading