Cruzeiros mais verdes com tecnologia Siemens

A Siemens acaba de apresentar em Lisboa – no âmbito da Regata Portugal, um dos maiores circuitos de vela do mundo – o Siharbor, um sistema de fornecimento de energia a partir de terra para portos e terminais de cruzeiros, que fornece energia elétrica aos navios enquanto estão atracados.
Com o Siharbor, os navios podem desligar os seus geradores a diesel ou gás natural, diminuindo significativamente as emissões poluentes do ar, tais como óxidos de nitrogénio e de enxofre, poeiras finas e dióxidos de carbono. Com os geradores desligados, diminui também a poluição sonora e as vibrações, beneficiando todo o meio circundante.
Este sistema representa ainda um novo modelo de negócio para os portos e terminais de cruzeiro, uma vez que passam a ter a capacidade para fornecer energia aos navios.
“A crescente consciência ambiental e os perigos da poluição do ar para as populações urbanas colocam a questão das emissões dos navios atracados em portos citadinos na ordem do dia. Com o Siharbor, a Siemens apresenta soluções de abastecimento de energia eléctrica limpa shore to ship, como as implementadas em vários portos europeus, podendo ser uma solução adequada também para o Terminal de cruzeiros de Lisboa”, afirma Pedro Pires de Miranda, CEO da Siemens Portugal.

A Siemens já instalou o Siharbor na Alemanha, no porto de Cuxhaven, que fica no norte do país, e também no terminal de cruzeiros de Hamburgo. Em Espanha, o sistema está a ser instalado na doca de ferry que faz a ligação entre La Palma, La Gomera e Tenerife, cujos ferries têm capacidade para transportar mais de mil pessoas e veículos de grandes dimensões, como camiões. Está também em funcionamento um projeto-piloto deste sistema no porto de Barcelona, desde o Verão de 2018.

Sobre o Siharbor
O Siharbor permite fazer uma ligação rápida, simples e flexível aos navios através de um sistema de gestão dos cabos de alimentação, a partir de terra. O sistema satisfaz os diferentes requisitos de energia dos operadores dos portos, dos proprietários dos
navios, dos estaleiros navais e das empresas de serviços energéticos. Pode ser instalado em qualquer porto e adaptado a qualquer topologia de atracadouro e necessidades energéticas. Também pode alimentar qualquer tipo de navio, tais como cruzeiros, navios de contentores ou ferries.

Loading