o instagramer João Bernardino, em parceria com a EPAL e a AdVT – Águas do Vale do Tejo, percorre uma rota de trilhos da água, passando por 10 praias fluviais de excelência do interior do País.
Aliando a redescoberta do nosso País ao importante papel da EPAL e da AdVT na gestão do Ciclo Urbano da Água, a passagem por estes locais também serve de pretexto para sensibilizar para a proteção dos recursos hídricos, para o consumo de água da torneira e para a promoção do turismo nos municípios da área de atuação das duas empresas.
O melhor da natureza de Portugal vai ser explorado numa perspetiva inovadora, tendo como mote uma rota que se desenha através de trilhos da água.
Numa altura em que todos estamos a redescobrir o nosso país, o fotógrafo e instagramer João Bernardino em colaboração com a EPAL e a AdVT, vai percorrer 10 praias fluviais de excelência do interior, seguindo de autocaravana por um roteiro que o levará de sul para norte, por áreas de intervenção da EPAL e AdVT produzindo conteúdos e partilhando na sua conta de instagram, para uma audiência de mais de 100 mil utilizadores da app de partilha fotográfica, oferecendo-nos novas perspetivas do nosso país.
“A importância da qualidade da água assegurada pelas duas empresas, num turismo ambientalmente sustentável, é o fio condutor de um trajeto que visa igualmente a sensibilização para as vantagens do consumo de água da torneira e da qualidade da água no meio ambiente”, afirma João Bernardino.
“Porque beber água da torneira é a escolha mais amiga do ambiente e também a mais económica, deve ser a opção sustentável de todos. Além disso, o consumo e transporte de água da torneira é muito prático. A qualidade da água da torneira que se bebe em 87 municípios de Portugal é assegurada pela EPAL que realiza mais de 300 mil análises por ano, tornando a água um dos produtos alimentares mais controlados em Portugal”, acrescenta o fotógrafo, que destaca a importância da “confiança na sua qualidade”.
Das 10 praias fluviais visitadas, entre 26 e 30 de agosto, 9 são detentoras de bandeira azul e, invariavelmente, “todas com cenários naturais de grande impacto para criar conteúdos de sensibilização ambiental. Importa referir, nesta área, o importante trabalho da Águas do Vale do Tejo no tratamento das águas residuais e na qualidade da água devolvida ao meio ambiente. Este trabalho é determinante para que estas praias possam ostentar o galardão de bandeira azul, fator determinante para a afluência de turistas e para o desenvolvimento económico das regiões”, refere o influenciador digital.
Ao todo, o roteiro compreende cerca 1000 quilómetros, feito em família, pelas praias fluviais de Monsaraz, Mourão, Carvoeiro, Pessegueiro, Santa Luzia, Loriga, Lapa dos Dinheiros, Alvoco das Várzeas, Avô e do Trizio
Acompanhe tudo em https://www.instagram.com/joao.bernardino/?hl=pt e https://www.instagram.com/epal_lisboa/?hl=pt