GIRA Navegante por um futuro de mobilidade sustentável

A EMEL concretizou recentemente a medida de integração da GIRA no passe Navegante, isto numa altura em que a bicicleta já conquistou um lugar de referência como meio de transporte público na cidade de Lisboa.

“A EMEL continua empenhada em ser um parceiro ativo para a implementação de boas práticas ambientais e de novas políticas de mobilidade, sendo a GIRA um pilar fundamental daquilo que é a estratégia de descarbonização do ambiente na cidade”, afirmou o Presidente desta empresa municipal no âmbito da apresentação do novo produto a 26 de maio.

A integração da GIRA no Navegante tem em vista a promoção do uso de modos suaves de mobilidade, incentivando a crescente utilização da rede de bicicletas públicas partilhadas de Lisboa nas deslocações quotidianas.

Para terem acesso ao serviço, os utilizadores necessitam apenas de ter uma conta na app GIRA e um cartão Navegante com passe mensal ativo.

No caso dos jovens até aos 23 anos e dos maiores de 65 de idade, esta associação pode ser feita automaticamente na app GIRA. Os residentes (com domicílio fiscal em Lisboa) com idades entre os 24 e os 64 anos podem pedir um acesso GIRA NAVEGANTE gratuito num dos pontos de atendimento EMEL (Loja do Cidadão das Laranjeiras, Loja do Cidadão do Saldanha ou Loja CML do Campo Grande).

Número de estações sobe para 146

EMEL inaugurou 6 novas estações GIRA em maio, aumentando para 146 o número de postos de acesso, num total de 2.873 docas de estacionamento.
Desde o lançamento da rede de bicicletas públicas partilhadas de Lisboa, em 2017, as GIRA já realizaram quase 9 milhões de viagens. Em 2022 registou-se o recorde de 2,6 milhões de viagens realizadas, mais do dobro do ano anterior.

Este ano a GIRA prepara-se para exceder todas a marcas registadas. Entre janeiro e maio foram realizadas perto de 1,5 milhões de viagens e no passado dia 3 de maio foi ultrapassado pela primeira vez o número de 12.500 viagens num só dia. Atualmente “GIRAm” na cidade de Lisboa cerca de 1600 bicicletas da rede pública de bicicletas partilhadas, a grande maioria elétricas. “Mais de 50% dos residentes em Lisboa vivem a menos de 10 minutos a pé de uma estação GIRA. A EMEL está empenhada na continuação da expansão da rede, contando chegar a todas freguesias até ao final do mandato. No curto prazo queremos duplicar a frota existente”, salientou o Presidente da EMEL, Carlos Silva.

Loading