Instalação Mil Pássaros e performance simultânea on-line

No âmbito da Lisboa Capital Verde 2020, está patente, até ao dia 15 de janeiro na Loja da Lisboa Capital Verde Europeia, na Praça do Município, a instalação Mil Pássaros.

A instalação é o culminar de um trabalho iniciado ainda antes da pandemia e que tem vindo a envolver escolas e jardins de infância, museus, bibliotecas e famílias. Ao longo deste tempo, entre outras sugestões, foi proposta a construção de orizuros. Um orizuro é um pássaro de papel, realizado de acordo com a arte do origami. Segundo a tradição japonesa, o pássaro é símbolo de paz e felicidade. E, diz-se, os desejos cumprem-se quando se fazem mil orizuros enquanto se pensa nesse mesmo desejo.

Centenas de crianças têm vindo a fazer nascer orizuros a partir dos seus dedos, expressando os seus sonhos e a sua arte, ao mesmo tempo que tomam consciência da fragilidade do mundo em que vivemos. Estes pássaros de papel são a “base” de criação de um “eco-sistema” poético, de formas e sombras presentes na instalação Mil Pássaros. Mediada tecnologicamente, a instalação comporta-se como um “organismo colectivo” que “respira” e “canta” e “responde” à presença de quem passa. Um projeto participativo que convoca a força e a beleza de uma vontade coletiva no desejo comum de que tudo melhore.

Também em casa, até ao dia 20 de Dezembro, depois do pôr-do-sol, pelas 19h30, pode-se ouvir “Boa Noite!” e escutar uma história, um poema ou uma canção e acompanhar virtualmente a instalação acedendo a www.milpassaros.com.

Loading