O projeto REHABILITE avalia as melhores práticas em instrumentos financeiros para a reabilitação energética urbana

No passado mês de Janeiro, a Lisboa E-Nova participou na visita técnica a Amiens, com o objetivo de conhecer diretamente as melhores práticas relativas a instrumentos financeiros para a reabilitação energética urbana desenvolvidos para a região de Picardie em França. Esta visita foi organizada no âmbito do projeto REHABILITE – Plataforma Transnacional de Apoio ao Financiamento de Reabilitação Energética , sendo a  Lisboa E-Nova um dos nove parceiros que estão a desenvolver este projeto de cooperação entre Portugal, Espanha e França, enquadrado pelo programa Europeu INTERREG SUDOE.
Neste contexto, o projeto REHABILITE que se encontra numa fase de análise das melhores práticas, foi conhecer o instrumento financeiro – Picardie Pass Rénovation(http://www.pass-renovation.picardie.fr/) – cujo propósito é estabelecer um serviço público de eficiência energética para a região de Picardie. Este instrumento financeiro baseia-se num modelo económico inovador, que através de um fundo público dedicado, adianta o montante alocado a obras de renovação urbana (valor médio de 42.000 €). Os beneficiários devolvem o empréstimo através das poupanças geradas na sua fatura de energia. Este modelo vem substituir modelos baseados em subsídios públicos e assenta num sistema virtuoso e auto-regulado, que visa ajudar a reduzir o consumo de energia em edifícios residenciais.
Picardie Pass Rénovation oferece suporte técnico e financeiro aos habitantes de Picardie que pretendam renovar as suas habitações, sendo uma das condições necessárias para a elegibilidade de um projeto de renovação, a possibilidade de gerar entre 50% a 75 % de poupanças energéticas. O fundo tem como objetivos durante os próximos cinco anos, apoiar 10.000 renovações por ano, por 300 milhões de euros de investimento e criar cerca de 3500 empregos locais no setor da construção.
projeto REHABILITE  tem como principal objetivo, o desenho de um instrumento financeiro no âmbito da reabilitação urbana energética. Dada a importância da componente participativa neste processo, a Lisboa E-Nova convidou para esta visita técnica, duas entidades nacionais com competências em termos de politicas públicas nestas áreas, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e a Agência de Energia (ADENE).

20170112 095411

Loading