Resultados do European Cycling Challenge

A Área Metropolitana de Lisboa obteve o 28º lugar entre 52 participantes no European Cycling Challenge de 2017. A equipa nacional fez este ano a sua estreia na competição, que é a maior prova mundial de ciclismo urbano por equipas. O evento decorreu entre os passados dias 1 e 31 de maio e a equipa vencedora foi a da Área Metropolitana de Esmirna, na Turquia, que com mais de 855 mil quilómetros percorridos interrompeu três anos seguidos de vitórias de cidades polacas. As bicicletas de Gdansk, a segunda classificada, percorreram mais de 830 mil quilómetros. Estas cidades, não sendo muito conhecidas pela utilização da bicicleta, no mês de maio transformam-se em máquinas de pedalar para concorrerem nesta competição amigável.
Na sua estreia na prova, a equipa da Área Metropolitana de Lisboa contou com a inscrição de 357 participantes – um contingente de ciclistas relativamente distante dos 5144 que competiram por Gdansk, na Polónia, e dos 5081, da turca Esmirna. De qualquer modo, os lisboetas que se inscreveram pedalaram 26 mil quilómetros e puderam experimentar as vantagens para a saúde, ambiente e tráfego da substituição dos veículos automóveis pelas bicicletas nas habituais deslocações diárias. E além disso ficaram a conhecer melhor os mais de 100 quilómetros que a cidade preparou para a circulação de bicicletas e os 60 quilómetros de ciclovias para circulação exclusiva.
Durante o mês de maio, os 38 602 ciclistas das 52 cidades participantes percorreram um total de mais de 4 milhões e 650 mil quilómetros. A Polónia com equipas constituídas em nove cidades e a Suécia com outras tantas foram os países que apresentaram mais equipas a concurso. Por Portugal, participaram no European Cycling Challenge, além da Área Metropolitana de Lisboa, também a Região de Aveiro, com 291 ciclistas e quase 17 mil e 700 quilómetros percorridos, e a Área Metropolitana do Porto, que com 54 representantes pedalou um total de 3677 quilómetros.
No que toca a quilómetros percorridos por habitante, a melhor cidade ciclistas foi Gdansk, vencedora das edições do European Cycling Challenge de 2016 e de 2015. Com mais de 1800 quilómetros percorridos por habitante, a cidade polaca ficou à frente de Telšiai, na Lituânia, com 1657, e de Umeå, na Suécia, com 1481. Nesta classificação, Esmirna foi apenas a 16ª classificada. A equipa turca pedalou um pouco mais de 208 quilómetros por habitante da Área Metropolitana.
O European Cycling Challenge realiza-se desde 2012, ano em que participaram na prova apenas 715 ciclistas de sete cidades europeias, entre elas a italiana Bolonha, que lançou o desafio. Desde então, tem-se realizado todos os anos. E os concorrentes são todos os ciclistas e todos os candidatos a ciclistas que durante o mês da competição entendam juntar-se às equipas das cidades aderentes.. A inscrição é gratuita e, embora todos se possam inscrever, apenas se tornam activos os participantes que tenham pedalado mais de dez quilómetros.
Os quilómetros percorridos por esses ciclistas não são contabilizados no total competitivo da equipa. Dos inscritos por Gdansk, apenas 3584 estiveram activos, e por Esmirna apenas 3536. Pelas equipas portuguesas acabaram por ser contabilizados os quilómetros de 189 ciclistas de Lisboa, 137 de Aveiro e 29 do Porto.

Loading