Há décadas que é possível que os automóveis circulem pelas avenidas sem que sejam importunados pelas paragens constantes nos sinais vermelhos. O fenómeno que os alemães designam por “Grüne Welle”, ou “onda verde” (quando uma cadeia de semáforos passa a verde em sequência), tornou-se numa ocorrência diária nas cidades de grandes dimensões, graças a sistemas engenhosos de controlo de tráfego. Os ciclistas, porém, têm de travar constantemente nos sinais vermelhos. Esses dias estão prestes a chegar ao fim. Graças à tecnologia da Siemens, os ciclistas vão poder experienciar as vantagens da “Grüne Welle”, para já apenas nas ruas alemãs.
A Siemens tem investido continuamente no desenvolvimento de sistemas avançados de gestão de tráfego, de forma a poder ajudar as cidades a serem mais sustentáveis. A “onda verde” é sinónimo disso mesmo. Cuidadosamente planeadas, as “ondas verdes” garantem um tráfego fluido, reduzem as travagens e acelerações desnecessárias e dão, assim, um comprovado contributo para a redução das emissões de partículas finas e óxidos de azoto.
Ciente destas vantagens e a par das grandes tendências urbanas que incluem o aumento da circulação de ciclistas, a Siemens lançará brevemente uma aplicação para smartphone que envia um pedido de sinal verde aos semáforos ajudando todos os que viajam de bicicleta a chegarem mais rapidamente e de forma mais segura ao seu destino.
(ler mais…)