-
- O novo sistema de armazenamento e gestão de rede da EDA é um dos pioneiros na Europa e contribui para reforçar o peso das renováveis e a autonomia energética no arquipélago.
- Este projeto da EDA para a ilha Terceira, que envolveu um investimento de 14 milhões de euros, foi desenvolvido pela Siemens Portugal e pela Fluence, tendo contado com a participação da EDP e de outras entidades.
A EDA – Electricidade dos Açores inaugurou esta segunda-feira, 13 de março, um inovador sistema de armazenamento de energia por baterias na ilha Terceira que representa um passo significativo na integração de mais energias renováveis nos Açores, contribuindo para o reforço da autonomia energética. Esta nova infraestrutura tem uma potência instalada de 15MW, distribuída por 6 inversores, e uma capacidade de armazenamento de 10,5 MWh (@EOF, End Of Live, isto é, no fim de vida útil).
Este projeto, concebido e implementado pela EDA, foi desenhado e construído pelo consórcio formado pela Siemens Portugal e pela Fluence e contou com a colaboração da EDP, como consultora principal de engenharia, e de outras entidades, como a Norma Açores, a EDP Labelec e a DIgSILENT Ibérica.
A inauguração, presidida pelo líder do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e acompanhada por várias entidades regionais, nacionais e europeias, representa assim a entrada em operação de um novo paradigma de gestão das redes elétricas no arquipélago açoriano.
Este novo sistema inclui um sofisticado software de gestão de micro-redes desenvolvido pela Siemens, e instalado na Terceira pela primeira vez em Portugal, que permite monitorizar em tempo real todo o sistema elétrico da ilha e fazer estimativas mais aproximadas da produção e consumo de energia para vários dias e horas, com base em previsões meteorológicas e dados históricos. Isto permitirá maximizar a integração de energias renováveis, em especial a eólica, a geotérmica e, futuramente, a solar, mantendo níveis elevados de qualidade, fiabilidade e continuidade no abastecimento elétrico da ilha.
Saiba mais aqui