Alfama mais sustentável e saudável para todos!

Arrancou no passado mês de agosto o projeto Alfa-AMA SSD. Este projeto visa a implementação de soluções sustentáveis para os espaços públicos, os edifícios e a mobilidade, integrando as alterações climáticas e a inovação no bairro de Alfama. Como principal ponto forte, destaca-se a adoção de uma abordagem com forte ênfase na inovação social como resultado de um processo interativo, no qual as soluções são definidas em co-criação com os cidadãos locais e diferentes intervenientes do bairro.
Durante esta primeira etapa, que irá decorrer até o final de 2017, pretende-se desenvolver uma agenda que potencie a implementação de soluções sustentáveis, em que a adaptação e resiliência às alterações climáticas, bem como outros problemas ambientais, são vistos como oportunidades. Neste contexto, um conjunto de especialistas externos da rede Europeia SSD, irão apoiar o seu desenvolvimento, tendo por base os desafios atuais do bairro de Alfama.
Financeiramente, o projeto é comparticipado pelo Climate KIC, no âmbito do programa Smart Sustainable Districts (SSD) – Bairros Sustentáveis e Inteligentes. Este programa trabalha em estreita colaboração com bairros de cidades em toda a Europa, apoiando-os na identificação de soluções para os seus desafios climáticos e de sustentabilidade, e potenciando a capacidade de inovação. Do ponto de vista operacional, a Lisboa E-Nova será responsável pelo desenvolvimento de um diagnóstico de caracterização e levantamento dos problemas atuais, no âmbito das temáticas identificadas (espaços públicos, edifícios e  mobilidade), bem como pelo envolvimento dos stakeholders relevantes. A coordenação geral do projeto fica a cargo da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA), que atualmente preside o grupo EIC Climate KIC em Portugal.

Loading